O Praia Para Todos (PPT) foi criado em 2008 pelo Instituto Novo Ser e tem como objetivo principal promover a acessibilidade nas praias cariocas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e oferecer a inclusão social através do esporte e lazer.

Nasceu de um sonho de transformar as praias em um local realmente democrático e inclusivo, onde as pessoas com deficiência pudessem frequentar com autonomia e dignidade. O PPT é pioneiro na promoção da acessibilidade das praias no Brasil, oferecendo uma alternativa concreta e inovadora para a falta de oportunidades para uma demanda de público, que até então estava excluído do ambiente praiano.

Atualmente concluímos a décima terceira edição. De 2008 a 2020, o projeto atingiu um público de 35.944 pessoas, de forma direta e indireta. Dos frequentadores, a maioria (36,4%) não frequentava a praia há mais de um ano, sendo que cerca de 10% teve a oportunidade de mergulhar no mar pela primeira vez no projeto.

O PPT tem como missão oferecer – sem as rotineiras barreiras arquitetônicas que inviabilizam o lazer mais democrático da cidade maravilhosa – inúmeras atividades de recreação, esporte e lazer, como o banho de mar, vôlei sentado, surf adaptado, handbike, stand up paddle, frescobol e piscina infantil, bem como o benéfico contato com a natureza com o intuito de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, através de prazerosos momentos de descontração, congregando o que há de mais sagrado dentro do contexto social, o direito de ir (estar) e vir, inclusive na praia.

A temporada Praia Para Todos 2022 foi encerrada dia 01/05. Voltaremos em breve às praias!

Nossos principais objetivos são:
1. Promover a acessibilidade das praias cariocas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de todas as idades, oferecendo a inclusão social dessas pessoas através do esporte e lazer.
2. Incentivar a participação e integração de familiares dos indivíduos com deficiência.
3. Capacitar e formar equipes locais de profissionais especializados no atendimento à pessoa com deficiência no âmbito da saúde, do esporte e do lazer acessível.
4. Conscientizar a sociedade, os poderes públicos e empresários da necessidade de facilitar a vida da pessoa com deficiência de forma a exercerem sua cidadania.
5. Melhorar a qualidade de vida e aumentar a autonomia por meio da prática paradesportiva.
6. Disseminar a cultura da valorização e do respeito à diversidade.